O que é Dança?

Para você o que é dança?
Definindo Dança- É uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, junto com o teatro e a música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos estabelecidos (Coreografia) ou improviso (Dança livre.)

    Desde 1982, no dia 29 de Abril comemora-se o dia internacional da Dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre. A dança é a arte de movimentar o corpo através de vários movimentos e ritmos criando sua própria harmonia.
    A história da dança retrata que seu surgimento se deu na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos eles foram dando mais intensidade ao som, descobrindo que poderiam fazer outros ritmos,  juntando passos com as mãos, através das palmas.
    O surgimento das danças em grupo se deu através de rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses, sol e chuva. Os primeiros registros dessas danças, mostram que foram feitas no Egito há dois mil anos antes de Cristo.
    Já perdendo os costumes religiosos, as danças apareceram na Grécia, por causa das comemorações do jogos olímpicos.
    O Japão preserva até hoje a dança dos tempos primitivos, que são feitas até hoje.
    Em roma, a dança foi levada para o lado mais sensual, em homenagem ao Deus Baco (O Deus do vinho), dançavam-se em festas bacanais.
    No período renascentista, a dança voltou a ter um caráter teatral, que estavam se perdendo no tempo pois ninguém praticava. Daí surgiram o sapateado e o balé, apresentados em espetáculos teatrais, onde o aparato todo, vestimenta, coreografia a música, fazem o espetáculo.
    No século XVI surgiram os primeiros registros de danças, onde cada lugar representava características prórprias. No século XIX surgiram a dança em pares, com a valsa a pouca, o tango etc... No princípio essas danças não foram aceitas por pessoas mais recatadas, até que no século XX surgiu o Rock'n Roll, que revolucionou o estilo musical, e, consequentimente outros tipos de danças.


Bjos e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário