Por que soluçamos?

Olá!
        Vocês devem pensar: O que tem a ver imagem de comida com soluço? Sei lá gente, como eu ia conseguir a foto de uma pessoa soluçando? Vocês entendem né? Estou perto da meta de 700 lindas (os) leitores assíduos dessa página -sqs e -sqn. Chamem seus irmãos e irmãs, tios e tias, sobrinhos e sobrinhas, avôs e avós! Chama a sua gangue para seguir esse bloguinho u3u Estava empacada nos 600 -q
        Em fim, quem nunca soluçou na vida que atire a primeira nota de 100 reais em mim! É um incômodo, principalmente se você estiver na casa dos outros, ou você está comendo algo muito bom e o soluço começa e não te deixa terminar! Nessa postagem vamos conhecer o porque de soluçarmos. Já sentiu alguma curiosidade em saber? Então vamos lá!

Quem quer?
        Na maioria do casos o soluço é causado por uma irritação no nervo chamado frênico que ajuda no movimentos do diafragma que é o músculo que separa o tórax do abdômen na respiração.
A expiração do ar acontece quando o diafragma relaxa e, a inspiração, quando ele se contrai. Fonte: Revista Escola Abril
        O diafragma e o nervo frênico se localizam em cima do estômago, por isso que quando comemos demais ou bebemos coisas geladas demais, quente demais, ou com gás o estômago incha provocando uma irritação no nervo frênico, fazendo o diafragma se contrair.  
Assim, acontece a inspiração de ar, mas, ao mesmo tempo, ao contrário do normal, a glote se fecha. A glote, no funcionamento normal, só se fecha para a passagem de alimentos ao esôfago, e fica aberta para a respiração.Fonte: Revista Escola Abril
        Ou seja, o soluço é resultado de uma falha na sincronia do diafragma com a glote, e o barulho chato é provocado pelas cordas vocais que se movimentam com a passagem do ar.

Em alguns casos o soluço é causado por outro motivo, podendo ser:
  • Doença na vesícula;
  • Doença no esôfago;
  • Doença no estômago;
  • Ou uma pneumonia na base do pulmão.
Pois são órgãos que podem afetar o diafragma", explica a gastroenterologista Maria do Carmo Sriche Passos, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fonte: Revista Escola Abril 
        A diferença do soluço comum para este raro que pode ser caso de doença, é a frequência e a duração. O soluço normal dura entre cinco dias e não aparece frequentemente, já o outro aparece mais vezes e dura vários dias. Como diz no site: "Se você achar que o soluço é um problema que te incomoda então é hora de procurar um médico para saber a causa e fazer o tratamento".

Solução para acabar com o soluço! 
  1. Prender a respiração e contar até trinta, mas se você soluçar recomece.
  2. Prender a respiração e beber um copo de água, suco, todinho -q de uma vez.
E para finalizar.
Se sentem assim? Entendo todas vocês xerozinhas do meu coração.

8 comentários:

  1. AOKSASOK', eu também sempre quis saber o porquê soluçamos :3 Agora eu sei, e eu sempre sigo os procedimentos acima, prendo a respiração até não aguentar mais, u-u Até trinta não consigo, OKAOK' -q

    Beijos,

    Juu-Chan do Nescau com Nutella.

    ResponderExcluir
  2. Legal né? Nosso corpo faz tanta coisa maluca hehe
    é a segunda vez que vejo sobre o soluço
    a primeira vez foi no face do super interessante.
    Vou postar a imagem final na page do meu blog kkk achei ilaria! Com creditos claro.

    Cereja Black // www.cereja-black.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que faz tempo que não soluço, mas eu até que gosto da sensação, rsrsrs, é que faz uma cosquinha no meu peito, rsrsrs, deixa quieto.
    Eu sou o lindo número 700, ó meo deos que emosaum, queria agradecer a minha internet, ao google chrome, ao meu blog, e a você por ter comentado no meu blog. Bj
    Seu blog é muito lindo, gostei muito daqui. Vou passar mais um tempinho vendo os outros posts, rsrsrs,
    Bye

    ResponderExcluir
  4. HAAH QUE DAORA! num sabia
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Interessante, nunca me perguntei porque eu soluço kkkk, muito bom o post *-*

    http://laprettyheart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que legal, não sabia que era isso que causava o irritante soluço. Com certeza é muito vergonhoso quando isso acontece na escola ou na casa de alguem. Uma vez eu fazendo prova na escola comecei a soluçar "AII que vergonha!" kkk.
    ADORO O blog :)
    Beijos Emilia,

    coffemilia.blogspot.com
    (NÃO ESQUEÇA DE PARTICIPAR DO NOSSO PROJETO DE FÉRIAS "MEU DIÁRIO DE BORDO" ENTRE AQUI: http://coffemilia.blogspot.com.br/2013/06/meu-diario-de-bordo.html )

    ResponderExcluir
  7. ta aí um blog de assuntos interessantes beijos e ótimo post ke .

    ResponderExcluir
  8. ótimo não sabia o porquê dessa coisa irritante do soluço !
    Pará-lo é que é difícil

    Valeu!

    http://poesia-de-uma-vida.blogspot.pt/

    ResponderExcluir